Masculino: Upperside: asa anterior ricos amarelo-alaranjado, hind ala mais pálida amarelo, com as seguintes marcas pretas: asa anterior: célula com uma raia curta basal transversal, um laço oval medial ampla, a sua margem externa sinuosa; uma faixa larga transversal além celular não atingindo a nervura mediana; um traço largo ao longo das disco-celulares, uma série de pontos ziguezague discal grandes, angulados externamente em interspace 4, interiormente em interespaço 2 minutos, um ponto na base do interespaço 1; um pouco difusa grande mancha postdiscal abaixo a costa em interspace 6; uma série postdiscal sinuoso de pontos redondos, aqueles em vãos 1 e 4 muito pequenas; um interno subterminal série completa sinuoso de manchas redondas; uma linha externa subterminal, alargando nas veias, e uma linha de terminal magro. Ala Hind: um basal, transversal, marca obscura estreito na célula, uma outra acima na interespaço 7, um lunule transversal através do meio da célula; uma pequena mancha exteriormente que contorna a menor discocellular; uma série de pontos discais transversais de 1 a interespaços 7, sinuosa posteriormente; uma série de cinco postdiscal manchas em interespaços 2 a 6; uma série de pontos subterminal um pouco lunular e, finalmente, um de banda estreita em en termo atravessado posteriormente por uma série de azul, anteriormente por uma série de lunules ochraceous. Underside asas anteriores pálido terracota-vermelho, sombreamento em ochraceous em direção ao ápice, ápice amplamente impregnado com essa cor, marcas como a upperside, com as seguintes exceções:-subcostal local em interspace 6, superiores dois pontos da série, superior postdiscal quatro pontos da série interna subterminal, e as parcelas anteriores do subterminal exterior e do terminal de linha marrom oliváceo, ea superior dois pontos postdiscal centradas com o branco, com uma mancha branca em cada lado; os quatro pontos superiores da connate sub terminal série , formando uma banda curva curta. Asa traseira variegada, com ochraceous, marcações olivaceous-marrom e branco-prateado, o último em sua maior parte por pouco marginado do lado externo por linhas curtas pretas; as veias ochraceous destaque pálido; as marcações medial prateadas formam uma bem marcada série sinuoso discal , seguido por uma série curvo postdiscal de cinco pontos redondos Olivaceous; cada mancha eo remendo quadrado olivaceous-castanho perto da base da célula com um ponto branco minutos central; uma linha preta delgado subterminal alargando nas veias, como na asa dianteira, seguido por uma banda estreita ochraceous lunular e um exterior linha preta delgado anticiliary; a linha subterminal preto marginada no lado interior por uma série de: delgados lunules brancos, limitado interiormente por uma série de grandes olivaceous castanho-marcações nas interespaços. Antenas castanho vermelho, acima ochraceous baixo, cabeça, tórax e abdômen olivascent tawny; abaixo, palpos, tórax e abdômen ochraceous pálido.
Fêmea semelhante. Difere do macho como se segue: Upperside: metade apical da asa anterior de cerca de meio da costa obliquamente para um pouco acima do preto Tornus, internamente impregnada de roxo, atravessado por uma faixa larga branca de costa para a série de sub-terminal de manchas pretas, quatro preapical manchas brancas, a parte superior três na fronteira de cada lado e acima de um ocelo muito obscuros pouco visíveis no fundo preto, uma interior e uma série subterminal exterior transversal de delgados lunules brancos. Underside: asa anterior marcações semelhantes aos da upperside, mas o ápice da asa além do verde ochraceous oblíqua faixa branca. Asa traseira como no masculino, mas as marcas um pouco mais amplos. Antenas, cabeça, tórax e abdômen como no masculino, o mais pálido abdômen abaixo.
Envergadura: 80-98 mm.
Var. Taprobana, Moore, é uma corrida um pouco mais escura do Ceilão, com marcações semelhantes em ambos os sexos para as de hyperbius. Moore, porém, afirma que Taprobana é um intermediário entre a forma indiana S. (castetsi) e espécimes típicos hyperbius de Ceilão que eu fui capaz de examinar não-diferem da Índia Superior, Assam, e espécimes birmanês, salvo no muito um pouco mais escura chão cor-no upperside.
Raça castetsi, Oberthur.-As fêmeas desta forma notável parece ser localmente dimórfico. Homem se assemelha ao do sexo masculino de hyperbius mas difere da seguinte forma:-Upperside: chão de cor, um tom mais rico brilhante de amarelo-laranja; manchas pretas semelhantes, mas nitidamente menor, de um profundo preto: série subtcrminal transversal lunules finos atravessando a margem terminal preto sobre a asa traseira do mesmo tom de amarelo-alaranjado como o groundcolour, não azul na metade posterior da asa. Inferior: o marrom oliváceo no ápice de frente e variegating a asa traseira mais de um tom esverdeado de ouro. A marca de sexo especializado levantou escalas ao longo do meio da veia 1 no na parte superior da asa dianteira muito proeminente.
Forma Nilgiri Feminino: assemelha-se a fêmea de hyperbius típicos difere da seguinte forma: Upperside: terra-cor pálida amarelo-dourado, metade basal de ambos frente e asas traseiras sombreada com verde metálico na asa anterior e, em alguns espécimes essa tonalidade é ligeiramente olivaceous; preto marcas e da faixa branca oblíqua sobre a área apical da asa anterior como em hyperbius, mas proporcionalmente menor, o sombreamento azul-púrpura ao longo da margem interna da faixa branca muito menos visíveis, como é também o tom azulado, sobre as manchas brancas preapical e as marcações subterminais na asa dianteira e no posterior meia £ o da linha subterminal de limules na asa traseira. Inferior como na hyperbius mas o chão cor-on da asa anterior uma sombra pálida de terracota-vermelho, o marrom oliváceo variegating a asa traseira de um tom nitidamente mais verde.
Forma típica do sexo feminino, conforme descrito a partir de Trichinopoly. Similar ao macho difere da seguinte forma: Upperside: chão cor-pálido amarelo dourado, metade basal das asas escuras suffused com Olivaceous verdes; manchas pretas como no masculino, mas maiores; na asa dianteira dos pontos da série subterminal muito grande, coalescente ou quase coalescente um com o outro e com os pontos dentados nas veias da linha de terminal interior, ea superior duas manchas também da série postdiscal muito grande e coalescente, a parte superior dos dois juntando em cima e de baixo para o interior semilunar postdiscal detectar, em interspace 6, assim encerrando um lunule proeminente do groundcolour. Inferior como no masculino, mas mais pálido.
fonte: wikpedia
Nenhum comentário:
Postar um comentário