sábado, 11 de fevereiro de 2012

Borboleta Limão

                                                                  Borboleta Limão

Nome comum:
Borboleta-limão
Nome científico:
Gonepterix rhamni
Morada:
É habitual ao longo de quase todo o ano no percurso de descoberta da natureza do Parque Biológico de Gaia. Contudo, existe em Portugal no Norte e Centro, e depois no Algarve, de forma dispersa.
No Globo, distribui-se pelo Norte de África, Europa, Sibéria, Ásia Menor, ao todo em 39 países.
Género:
A fêmea é bege, quase branca. Os machos são mais vistosos, amarelo-limão, daí o nome. Tem uma envergadura de 5 a 6 cm.
Filiação e nascimento:
Esta borboleta pertence à família dos Pierídeos.
Todas as borboletas surgem na forma de um ovo que é posto isoladamente pela fêmea em folhas e ramos de Sanguinho-de-água (Frangula alnus), um arbusto nativo do nosso país.
Daí nasce a lagarta verde desta espécie de borboleta. Esta fase de larva é a da alimentação. Quando termina procura um sítio onde se sinta bem, imobiliza-se, e passa à fase seguinte, que é a de crisálida.
Nesse casulo passa geralmente de duas a quatro semanas, eclodindo depois como insecto adulto, a borboleta em si.
Quando fecha as asas simula uma folha verde e chega a imitar as nervuras e forma das folhas, a fim de escapar aos predadores, tais como aves, pequenos répteis e outros insectos.
                                                            Borboleta Maravilha ( Colias Croceus)
Borboleta Maravilha, Colias croceus, é a típica borboleta migratória, voo anualmente da Europa Meridional até à Central. A fêmea possui manchas amarelas e largos bordos marginais negros, que não existem no macho. Ocorre nas zonas quentes de Europa e Ásia Ocidental e também no Norte de África. O período em que é possível observá-la a voar vai de Março a Maio e a segunda fase vai de Julho a Setembro, sendo muito veloz a voar. A lagarta vive sobre a esparceta, loto e alfafa, e a hibernação ocorre nesta fase. A crisálida é cingulada.
                           
                                 



Borboleta rabo de Andorinha
A Borboleta Cauda de Andorinha é uma borboleta da família Papilionidae .A borboleta também é conhecida como o Rabo de andorinha,que ocorre na Europa, Ásia e também na América do Norte.

Descrição

Esta borboleta notável é amarela com asa pretas e marcas de veia e uma envergadura de 8 a 10 cm. A Caudaocorre em ambos os sexos,que dão para a borboleta seu nome comum.

Ciclo biológico

De acordo com as regiões os ovos são postos separadamente (Maio-Junho; fim do verão) sobre as folhas da planta alimentadora (regularmente nas folhas de cenoura e erva-doce e arruda nos jardins sem inseticidas). A eclosão efetua-se cerca de uma semana após a postura dos ovos. O desenvolvimento da lagarta dura mais ou menos um mês. As lagartas têm uma atividade diurna, Quando perturbadas, fazem sobressair duas pequenas "antenas" alaranjadas, libertando grande odor que afasta os predadores. As Crisalidas são cercada de uma 
cintura de sedade acordo com as estações esta fase dura 3 semanas.

2 comentários: